Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
31
Ago 17

Centro Histórico de Beja: Decrépito, prédios a ruir e cheio de carros

CH Beja.jpeg

Será necessário criar um “gabinete” do centro histórico para saber, definir e criar um programa de requalificação de todo o centro histórico?
Um dos problemas de falta de reaproximação dos bejenses à cidadeé o desleixo e abandono a que tem sido submetido o centro histórico, baixando a autoestima e o carinho de quem cá vive tem pela cidade. Alguns projetos têm sido desenvolvidos, mas são casos pontuais, que não chegam para mudar a "cara" da zona antiga da cidade. Para tal, é fundamental um plano vigoroso e vasto de reabilitação e recuperação do centro histórico, e aproveitar o facto do turismo e o Alentejo estarem na “moda”, tornando-se ano após ano um dos grandes postais turísticos nacionais.

Apresento algumas medidas simples e acessíveis do que é necessário realizar:

- Reabilitar os edifícios, públicos e privados, dando-lhe nova vida (por exemplo, habitação para arrendar aos jovens). Caso não seja possível, no mínimo, reabilitar as fachadas, para que do ponto de vista estético não seja uma agressão visual de decadência.
- Esconder debaixo do chão todos os cabos de telecomunicações e eletricidade que passam pelos edifícios.
- Requalificação do pavimento/arruamento, eliminando buracos, desnivelamentos, passeios danificados e ervas daninha nas ruas.
- Remover o estacionamento da praça da república, de forma a ser mais atrativa para as pessoas.
- Colocar sinalética sobre as principais atrações e pontos de interesse da cidade.
- Melhorar a iluminação das ruas e principais monumentos do centro histórico (Ex.: Igreja da Misericórdia).

E, em poucas linhas, fica definido o programa de um “Gabinete”.

Reabilitar o centro histórico, permitiria atrair mais turistas. Mais turistas, significa mais alojamento local, cafés e restaurantes e, consequentemente, mais reabilitação de edifícios por parte dos privados, funcionando como “bola de neve”. Associado a isto, há mais emprego na cidade e receitas para a câmara municipal, em impostos.
Os bejenses não querem mais um pavilhão polidesportivo ou artistas com cachés de dezenas de milhares de euros, que duram 1 hora. Querem a sua cidade, arranjada, atrativa e bonita, 365 dias por ano! 

In: Mais BEJA

 

publicado por Zé LG às 08:43
Porra tanta azia!!! É isso que tem sido feito e bem nos ultimos 4 anos Siga
boletadomontado a 31 de Agosto de 2017 às 11:38
roubaste esse nome á verdadeira boletadomontado...perdeste a credibilidade...podes falar á vontade mas todos saberão que a boletadomontado é um nome de que te apropriaste...perdeste a credibilidade nos teus posts...quanto mais usas o nome mais votinhos dás ao Arsénio...
anónimo a 31 de Agosto de 2017 às 13:33
boletas á muitas ou julgastes a ultima boleta da arvore ehehehehehehehehe
outraboleta a 31 de Agosto de 2017 às 13:53
Não percebi se te masturbas a pensar no Arsenio, no Rocha ou nos que tu achas que vão votar? 😂😂😂😂
Anónimo a 31 de Agosto de 2017 às 22:36
Queremos um executivo para 4 anos, não de 4 meses com um frenesim de obras à pressa!
viverBeja a 31 de Agosto de 2017 às 22:35
Era bom que o titular do blog tomasse em atenção as piadas do tipo "casca grossa" de alguns desesperados apoiantes da CDU...poderiam exercer o seu direito de caceteirice no Avante , na Rua Ancha ou nos seus domicílios , mas aqui conspurcam o blog e tornam-no não aconselhavel a gente com princípios democráticos...
Anónimo a 1 de Setembro de 2017 às 02:01
Deixo apenas isto para verem até onde vai o PCP , na sede do Partido comunista português Cita na Rua Ancha, existe um BAR ilegal, sim ilegal, porque foi Entregue a um funcionário da Camara de beja, lugar esse que não tem condições de estar aberto ao publico, um nojo sem igual, onde nao podem abrir ao publico porque as chávenas do cafe e a louça do mesmo sao lavadas dentro de alguidares, a comida é feita com um camping gas? aqui nao entra a ASAE porque??
Eu Respondo porque o mesmo espaço so abre as 18h, para fugir as inspecções? como é possível estar um cafe\Bar ilegal e sem licenças de funcionamento aberto ao publico?? porque? porque é do PCP!!!
Vergonhoso como isto é possivel?!!! por isso Beja nao sai do Buraco
Anónimo a 1 de Setembro de 2017 às 13:01
Sinceramente, durante quanto tempo funcionou assim, com iguais ou piores condições, o bar do PS? E fechou por falta de clientela, não por causa das condições. Escumalha de gente que para dar cabo da vida de quem se tenta governar não olham a meios. Se de facto não houver condições para se manter aberto ou a ter determinada actividade e que ponha em causa a saúde pública então que encerre mas não se esqueça que a ASAE é mais papista que o papa e que facilmente conseguem destruir a vida de uma pessoa. É vergonhoso confundirem "alhos com bugalhos" e virem com denúncias gratuitas de forma a prejudicar quem, através do trabalho, tenta a sua sustentabilidade. Não conheço quem explora o bar e muito menos o bar como tal não se trata de defender quem quer que seja mas tão só criticar uma atitude rasteira e sem vergonha e que nada tem a ver com o alvitre.
atento a 1 de Setembro de 2017 às 14:04
Grande borla da SIC ao JR. Coincidências, vai lá vai.
Anónimo a 1 de Setembro de 2017 às 15:59
atento a 1 de Setembro de 2017 às 14:04 -> Então vá lá comer voçe, ja que tem tanta pena do explorador do bar, que por sua vez é tratorista das 9h as 17h na Camara de Beja e depois vai la tirar mais uns trocos...... se eu para ter portas abertas tenho de pagar licencas e impostos esta gente nao tem porque? esteja mais atento antes de fazer sair por palavras a sua crença louca pela CDU !
E viva os direitos dos trabalhadores!!!!!!!
Anónimo a 4 de Setembro de 2017 às 09:33
Agosto 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
É a mesma pessoa! o eng.º José Velez ex-vereador d...
Excelente debate que já há bastante tempo se impun...
Por muitos ilustres que cite não apaga a força do ...
Expus os meus argumentos com a mesma honestidade q...
Para começar, ter preferências é um luxo que todos...
Já vi que tem preferência pelo consumo de azeite d...
O que o PCP pretende no desenvolvimento agricola d...
Não, não sou a favor desse tipo de culturas.O que ...
Caro anónimo, não sei se é adepto deste tipo de cu...
Não precisa do futuro para estar enganado, já o es...
Estas reivindicações do PCP não são novas, são ali...
Só que nada fizeram até agora e que o engenheiro d...
ETAR de Vales Mortos: https://www.publico.pt/2017/...
qual situação?
A situação da "ETAR" de Vale de Vargo não é notíci...
blogs SAPO