Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
18
Abr 17

cartaz_fim_2017.jpg

Veja AQUI.

publicado por Zé LG às 23:13
18
Abr 17

correio-alentejo.jpg

publicado por Zé LG às 13:58
tags: , ,
18
Abr 17

170420171634-214-monumentos.jpg

Ver AQUI algumas das iniciativas que têm lugar no Diostrito de Beja.

publicado por Zé LG às 08:43
18
Abr 17

Mais de uma dezena de instituições regionais rubricam, hoje, às 11 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Beja, o Protocolo de Colaboração do Sector Aeronáutico do Alentejo.

O acordo visa, segundo os promotores, “estabelecer formas de cooperação entre os seus signatários, no respeito pelos objectivos e identidade de cada um”.

De acordo com as diversas instituições regionais é de “máxima importância aproximar os territórios, definindo uma estratégia de complementaridade e especialização que potencie maior atractividade nacional e internacional para a instalação de novos projectos de investimento”.

A ligação Ponte de Sor, Évora e Beja é apontada como “um factor preponderante no desenvolvimento de um espaço privilegiado de desenvolvimento deste sector”.

publicado por Zé LG às 00:55
18
Abr 17

postalconvite2.jpg

publicado por Zé LG às 00:17
17
Abr 17

140420171332-876-RuiRaposo.jpg

A Concelhia de Vidigueira da CDU anuncia Rui Raposo como candidato à Presidência da Câmara Municipal nas eleições autárquicas de 1 de outubro.

Rui Raposo, 38 anos, natural de Vidigueira, é Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vidigueira, foi Presidente da Direcção da Associação GAMA, é membro da Direcção da Associação Humanitária de Bombeiros de Vidigueira e é membro da Direcção da Guadiana Sub - Associação Ambiental de Desportos Aquáticos e Subaquáticos de Vidigueira. Tem frequência de Engenharia do Ambiente e é membro do PCP.

Numa nota enviada às redações, a Concelhia de Vidigueira da CDU frisa que “ao apostar num candidato jovem mas conhecedor da vida autárquica, afirma a sua vontade de renovar e enfrentar o futuro com audácia, firmes e seguros nas opções estratégicas que melhorem a qualidade de vida do concelho e em cada uma das suas freguesias, ao serviço de todos e com todos, para o desenvolvimento do concelho”.

Ler e ouvir AQUI e AQUI.

publicado por Zé LG às 08:54
17
Abr 17

160420171844-578-MERTOLA.JPG

A Rede AVEC – Aliança de Cidades Europeias para a Cultura reuniu em Malta. Mértola é uma das vilas da Europa que integra esta rede de desenvolvimento cultural.

A reunião marcou a eleição de Mértola para vice-presidente da Rede. Jorge Rosa presidente da Câmara Municipal, apresentou à Rádio Pax as linhas condutoras da Rede AVEC, nomeadamente a elaboração de estratégias conjuntas que promovam os valores culturais de cada membro.

A eleição de Mértola traz maior visibilidade à “vila-museu”. Jorge Rosa, espera que o novo cargo seja “uma mais-valia para a candidatura de Mértola a Património da Humanidade”.

Para além da vice-presidência, o município de Mértola assume também função de tesoureiro da rede.

publicado por Zé LG às 00:32
16
Abr 17

080420151121-854-ecopontoscastroverde.jpg

Segundo os dados divulgados recentemente, pela empresa intermunicipal, a autarquia castrense aparece em primeiro lugar na “Liga Intermunicipal da Reciclagem”. Castro Verde recolheu 47,8 kg de resíduos por habitante, entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2016.
O município de Castro Verde continua a pedir a colaboração da população porque para além de ajudar a reduzir a factura do valor de depósito de resíduos em aterro, está a contribuir para um concelho ambientalmente mais equilibrado, para a diminuição dos impactos ao nível do território e a preservação da biodiversidade.

António João Colaço, vereador da Câmara Municipal de Castro Verde, atribui os resultados à política de sensibilização ambiental seguida no concelho e ao empenho dos munícipes.

No ranking apresentado pela empresa de tratamento e valorização de resíduos seguem-se Ourique (37,7 quilogramas por habitante) Beja (35,2), Mértola (31,6), Serpa (31,4), Almodôvar (27,9), Moura (22,7) e Barrancos (20,5).

publicado por Zé LG às 10:34
15
Abr 17

O deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, congratula-se com o anuncio feito pelo Governo, na semana passada, sobre a instalação nos municípios de Alvito, de Barrancos e de Cuba de ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica

Pedro do Carmo considera que a emergência médica e o acesso a cuidados de saúde fundamentais para a salvaguarda da vida humana assumem uma importância acrescida num território extenso como o do distrito de Beja.
O deputado socialista congratula-se com o reforço dos meios de emergência médica no distrito de Beja e com a eliminação da injustiça que persistia em Alvito, Barrancos e Cuba, três dos vinte concelhos em que não existia esta valência fundamental do Serviço Nacional de Saúde e da Protecção Civil.
Pedro do Carmo afirma que era uma lacuna grave o facto daqueles três concelhos não terem ambulâncias do INEM.

publicado por Zé LG às 15:45
15
Abr 17

075.JPG

Os regantes da ABORO - Associação de Beneficiários da Obra de Rega de Odivelas vão ratear a água disponível.

Desta forma, a Associação quer dar a possibilidade de não recorrer à água de Alqueva aos regantes que assim o entenderem.

Segundo a ABORO, a situação “decorre da aplicação do novo tarifário da água de Alqueva às Associações de Regantes confinantes, que implica um aumento muito significativo do preço da água nestes perímetros de rega”.

A Associação considera que é “imprescindível que o valor da água seja compatível com a rentabilidade das culturas e seja equilibrado entre os vários utilizadores” o que, no seu entender, “não se verifica”.

publicado por Zé LG às 10:39
14
Abr 17

17884525_1328343433924466_6380105633856381494_n.jp

publicado por Zé LG às 16:30
14
Abr 17

17884039_1116334975137984_5255516699857602137_n.jp

"A Câmara Municipal de Beja saúda a decisão de hoje do Conselho de Ministros, ao viabilizar a instalação da primeira grande empresa no aeroporto de Beja.
Após uma intensa atividade por parte deste Município, que encetou várias diligências junto de responsáveis, solicitando intervenção e exigindo decisões, e com o envolvimento direto com a AERONEO e o Governo, é com satisfação que vemos dar frutos os esforços que, em conjunto fizemos, pensando na região, no desenvolvimento económico e na criação de emprego.
Este é um passo muito importante, se a ele for associado o início do desbloqueamento e de decisões erradas, tomadas pelos sucessivos Governos ao longo de anos.
É uma decisão que tem o mérito de trazer, de novo, aos alentejanos, a capacidade de acreditar e, desta forma, desbloquear a vinda para Beja e para a região de mais empresas e atividades relacionadas com o aeroporto de Beja.
O Alentejo tem futuro e nós acreditamos nesse futuro."

Comunicado da CMB, AQUI.

publicado por Zé LG às 10:53
14
Abr 17

17917613_1328047083954101_8136309042063125537_o.jp

publicado por Zé LG às 00:38
tags: , ,
13
Abr 17

Muitos foram os comentários à prestação dos participantes no debate, na RTP, sobre o Aeroporto de Beja. Muitos criticaram a prestação do presidente da Câmara de Beja pela falta de eloquência. Embora isso, como tudo, possa ser objecto de crítica, não me parece ser o essencial. O que me parece que devia ter ficado demonstrado era que, para além das principais responsabilidades pela falta de actividade do Aeroporto de Beja poderem ser assacadas ao(s) governo(s), a Câmara de Beja está a fazer tudo para o Aeroporto de Beja desempenhe as funções para que foi construído. E, que por isso mesmo, já contactou com a companhia de aviação que ameaça deixar de operar no aeroporto. Tal como devia ter ficado mais claro que os "elefantes brancos" foram "criados" noutras regiões e não aqui, onde tudo o que puder deve ser feito para estancar o despovoamento e a desertificação. Dizer e insistir em que a responsabilidade é apenas do governo, é redutor e pouco mobilizador da opinião pública... 

publicado por Zé LG às 08:48
13
Abr 17

A Câmara de Almodôvar tem em fase de consulta pública um projecto de regulamento para a ocupação municipal temporária de desempregados de longa duração.

Trata-se de um projecto que, segundo o município almodovarense, pretende ocupar os desempregados ao longo de seis meses em actividades de interesse municipal, potenciando as capacidades cívicas e de participação social dos participantes e contribuindo para a sua reinserção no mundo laboral.
Esta iniciativa dirige-se a residentes na área do concelho de Almodôvar há mais de dois anos, com idades entre os 50 anos e a idade legal de reforma, e que se encontrem em situação de desemprego há mais de 12 meses.

publicado por Zé LG às 00:32
12
Abr 17

Este é um modelo que representa o “modus faciendi” das sociedades de advogados. Usam a sua posição de comentadores nas televisões a seu bel-prazer para defender os interesses dos seus clientes e camuflar a informação negativa.
 

IRMANDADES. SECRETAS E PERVERSAS.

image.png

Uma das mais poderosas sociedades de advogados nacional, a PLMJ, foi recentemente investigada no caso da “Máfia do Sangue”. Um dos seus sócios foi mesmo constituído arguido. Dois dos seus mais proeminentes representantes são José Miguel Júdice e Nuno Morais Sarmento, ambos advogados, políticos e comentadores televisivos, na RTP e na TVI. Nos seus programas semanais, ambos fugiram ao tema escaldante da corrupção nos negócios do sangue, com a cumplicidade dos jornalistas que, embevecidos, os entrevistavam.

Este é um modelo que representa o “modus faciendi” das sociedades de advogados. Usam a sua posição de comentadores nas televisões a seu bel-prazer para defender os interesses dos seus clientes e camuflar a informação negativa.

 

publicado por Zé LG às 18:14
12
Abr 17

2017-VIDIGUEIRA-BRANCO_484X383.JPG

Ver PROGRAMA.

publicado por Zé LG às 13:49
12
Abr 17

IMG_4372.JPG

“Gostaríamos que a OVIBEJA 2017 fosse a mesma de sempre, mas com um cariz mais agrícola” afirma Rui Garrido, o presidente da direcção da ACOS -Agricultores do Sul, entidade responsável pela realização da OVIBEJA, a pouco menos de um mês da abertura oficial da grande feira do Sul. Com início marcado para 27 de Abril, a OVIBEJA prolonga-se até 1 de Maio, tendo nesta 34ª edição como tema principal a internacionalização dos produtos agro-alimentares de origem animal, tais como os queijos, os enchidos e os presuntos tradicionais do Alentejo. Para Rui Garrido “ainda há muito caminho a percorrer na internacionalização” dos produtos alentejanos, que “é incipiente”, mas o exemplo do azeite ou do vinho “mostra que é possível”.

 

 

publicado por Zé LG às 08:49
12
Abr 17

027.JPG

publicado por Zé LG às 00:12
11
Abr 17

guadalupe.jpg

publicado por Zé LG às 23:30
Abril 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
25
26
27
28
29
30
Passaram por cá
"Contador de visitas">Contador de visitas
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Vi o Dr. Mestre a dialogar no r/c, com os colabora...
Pelos vistos nenhum dos candidatos da direita à es...
É a vergonha de ALMODOVAR...............mais um l...
Está tão ressabiado que resolveu fazer campanha pe...
O PSD em Beja ainda consegue ser pior que o PSD a ...
o COXO tem qualquer fetiche com o Espinho.
O PSD já tem candidatos em Almodôvar ? e em Cuba ?...
A ti depois do que fizeste na cooperativa nem no P...
Olha a virgem ofendida... Muda-te para o Bloco!
Os lobbys já começaram. ....Uma vergonha
Esse é peixe graúdo e de águas profundas!
O entrevistador não passou de um escriba. A entrev...
Muito mais que aliada, ou diferente de aliada.
Ficamos com os cuidados continuados na Medicina e ...
Aí que a flor murcha logo na primeira entrevista!A...
blogs SAPO