Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
10
Mar 09

A Assembleia Intermunicipal da AMALGA reuniu para eleger uma nova Administração em resultado da saída do Município de Aljustrel para a AMAGRA.
Manuel Camacho (presidente da Câmara de Aljustrel e da Administração da AMALGA) propôs que Castro Verde passasse a presidir à AMALGA, o que agradou a todos os autarcas.

A CDU, considerando que seria oportuno escolher também novos órgãos da Resialentejo e alegando o princípio da proporcionalidade, apresentou a votação uma proposta que excluía Mértola e incluía duas Câmaras da CDU e a Câmara de Almodôvar (PSD) na Administração, o que foi aprovado apenas pelos eleitos da CDU.

António Sebastião, o presidente da Câmara de Almodôvar, não concordou com a composição do Conselho de Administração e decidiu auto-excluir-se.
O Conselho de Administração ficou composto então pelas câmaras de CastroVerde, Moura e Beja, todas da CDU, quando antes era composto pelas Câmaras de Aljustrel (CDU), Almodôvar (PSD) e Mértola (PS).

 

CORRECÇÃO, que registo com agrado:

A proposta apresentada ía no sentido do CA da RESIALENTEJO ser integrada por dois municípios da CDU e por Almodôvar. A votação teve duas abstenções: Moura (sou eu o representante na AMALGA) e Almodôvar.
É o Município de Serpa quem integra o CA da RESIALENTEJO e não Moura.

Santiago Macias (vereador da Câmara Municipal de Moura)

 

 

publicado por Zé LG às 17:40
Pergunto: O que faria o PCP se tal atitude fosse promovida pelo PS? e ainda pergunto: Que porpocionalidade, ou respresntatividade, está salvaguardada em nome dos interesses do municipalismo?

Trata-se de uma atitude inexplicável e cujas consequências me parecem redutoras dos mais elementares principios democráticos!
Jorge Barnabé a 10 de Março de 2009 às 23:00
Não concordo com o que se passou, embora não seja caso único. Nenhum partido, incluindo o PS, pode dizer que não fez o mesmo, o que não desresponsabiliza quem assim procedeu.
Esta situação, para além de democraticamente redutora, foi inoportuna e é preocupante tendo em conta o processo conjunto de abastecimento de água e águas residuais...
Zé LG a 10 de Março de 2009 às 23:31
É evidente que esta não é uma situação exclusiva, mas é repetente no PCP, e prática comum no entendimento das correlações de força.

Agradeço-lhe o seu comentário, o que reforça o meu pensamento sobre a sua verticalidade e elevado estatuto intelectual. Pena que essa tolerância e reflexão não tenha outros seguidores.

Um abraço
Jorge Barnabé a 10 de Março de 2009 às 23:42
Amigo Lopes Guerreiro

Não tenho o teu mail e quando, no ano passado, perdi o telemóvel, fiquei sem o teu número.

O post tem inexactidões, cuja correcção te peço:

1
"A CDU, considerando que seria oportuno escolher também novos órgãos da Resialentejo e alegando o princípio da proporcionalidade, apresentou a votação uma proposta que excluía Mértola e incluía duas Câmaras da CDU e a Câmara de Almodôvar (PSD) na Administração, o que foi aprovado apenas pelos eleitos da CDU."
Não é verdade. A proposta apresentada ía no sentido do CA da RESIALENTEJO ser integrada por dois municípios da CDU e por Almodôvar. A votação teve duas abstenções: Moura (sou eu o representante na AMALGA) e Almodovar.

2.
É o Município de Serpa quem integra o CA da RESIALENTEJO e não Moura.

Um abraço
Santiago
Santiago Macias a 11 de Março de 2009 às 18:20
Já tinha desistido de escrever aqui, apesar de reconhecer que os escritos são publicados e raramente apagados. Ao ler mais esta decisão deste, cada vez progressista PcP , lembrei-me que aqui há uns anos, após eleições, PS ficou com 4 das câmaras que fazem parte da AMCAL e mesmo assim convidou a câmara de Viana do Alentejo, acho que era a única CDU da AMCAL , corrija-me se não estiver certo, a fazer parte da administração, que era constituída por 3 das 5 câmaras , certo? Então assim se vê a democracia do PcP . Ou as farsas democráticas deste partido. Boa tarde e fiquem com Deus.
Confuso a 12 de Março de 2009 às 15:00
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Excelente debate que já há bastante tempo se impun...
Por muitos ilustres que cite não apaga a força do ...
Expus os meus argumentos com a mesma honestidade q...
Para começar, ter preferências é um luxo que todos...
Já vi que tem preferência pelo consumo de azeite d...
O que o PCP pretende no desenvolvimento agricola d...
Não, não sou a favor desse tipo de culturas.O que ...
Caro anónimo, não sei se é adepto deste tipo de cu...
Não precisa do futuro para estar enganado, já o es...
Estas reivindicações do PCP não são novas, são ali...
Só que nada fizeram até agora e que o engenheiro d...
ETAR de Vales Mortos: https://www.publico.pt/2017/...
qual situação?
A situação da "ETAR" de Vale de Vargo não é notíci...
Grande entrevista entre dois bejenses que nos deve...
blogs SAPO