Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
18
Jun 13

A Câmara de Beja aprovou, por unanimidade, uma moção de protesto relativamente à criação de mega agrupamentos em Beja. Recorde-se que o Ministério da Educação decidiu criar dois mega agrupamentos juntando os agrupamentos de escolas de Santa Maria e de Santiago Maior e a Escola Secundária Diogo de Gouveia num total de cerca de 3 mil alunos e o outro constituído pelos agrupamentos de escolas de Mário Beirão com a Escola Secundária D. Manuel I com quase 2 mil alunos.
José Velez, vereador da autarquia de Beja, recorda que esta moção surge na sequência de uma tomada de posição unânime da Câmara e Assembleia Municipal, assim como, do Conselho Municipal de Educação, lamentando que estes órgãos tenham sido completamente ignorados neste processo que o Ministério conduziu de forma unilateral.
As críticas vão para a forma como o processo foi conduzido mas também para a criação dos mega agrupamentos que, na opinião de José Velez, não beneficiam em nada a qualidade do ensino.

http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?go=noticias&id=363

publicado por Zé LG às 22:53
Casa roubada trancas á porta. Esta moção já devia ter sido tomada há muito pois poderia ter contribuido para evitar a mais completa desorganização que grassa nas Escolas de Beja. Quem é o principal prejudicado ? óbviamente o desgraçado do aluno
MARGARIDA a 18 de Junho de 2013 às 23:31
concordo 100% com a DªMargarida. Mais uma vez a Câmara e o C.M.Educação ficaram a ver o combóio passar. Uma posição destas na hora certa evitaria muitos mal entendidos. E também a Esc.Santa Maria que não foi obrigada a entrar no Mega agrup. tinha prejudicado menos os alunos e restante comunidade se ficassem como agrupamento 1 de Beja. A.Zé
antonio jose a 19 de Junho de 2013 às 00:13
Stª Maria é hoje uma Comunidade Escolar completamente descrente de tudo , sem qualquer liderança , e com a profunda convicção que vai servir de lixeira para tudo aquilo que as outras duas Escolas ali despejarem.
Como se sentirão os Docentes desta Escola ao sentirem que nenhum deles " teve competência " para serem enquadrados na CAP , a qual foi na integra entregue a Diogo Gouveia e S. Tiago ?
Como se sentirão , funcionários e docentes ao serem geridos diáriamente por um prof. ido de S. Tiago ?
MARGARIDA a 19 de Junho de 2013 às 12:35
Margarida: Deixe-se de macaquices anarco-sindicalistas.
É por estas e por outras que nesta greve os professores sairam-se tão mal, embora os sindicatos digam o contrário.
Os professores tal como os outros profissionais, têm o dever e o obrigação de pôr os interesses dos alunos acima dos seus próprios.
E deviam uma vez por todas deixar-se guerras de grupinhos e de luta por tachinhos, que é como quem diz disputas para cargos de chefia para não dar aulas. Tal como evitar atitudes xenófobas em relação a colegas de outras escolas.
Ser professor e dar aulas, para alguns é mesmo uma chatice, não é?

Por último, recuso-me a debater aqui aquilo que porventura chama de lixo ou lixeira.
Quero acreditar que não estará a referir-se a pessoas e nomeadamente a alunos de baixa condição social ou económica.
Porque se assim é, você nunca deveria ter sido professora. Não é digna dessa profissão.
Macaquices a 19 de Junho de 2013 às 12:49
Se calhar seria melhor terem a vossa ex-chefona para vos obrigar a trabalhar nas férias do natal, para assim ela ficar bem vista? ou já se esqueceram daquela parvoice????
Anónimo a 19 de Junho de 2013 às 12:52
É preferivel ter uma escola com um LIDER , que como qualquer um de nós por vezes erra , do que não ter qualquer LIDERANÇA. A Escola de Santa Maria navega sem qualquer rumo. Não existe timoneiro.
MARGARIDA a 19 de Junho de 2013 às 17:41
Assim a Escola Pública não vai lá.
Não é com guerras por lugares em que os professores não dão aulas, que se consegue ministrar um ensino digno e responsável. Com a capa de lideranças fortes ou menos fortes ou o raio que vos parta.
O que aqui se deveria debater era a qualidade do ensino nas suas várias vertentes. E não as guerras pelos lugares de chefia.
Essa é uma decisão e uma escolha do Ministério da Educação, que depois seria ou não em eleições reconhecida.

Mas a porcaria da dita "escola democrática", o envolvimento das autarquias no ensino e com um forte empurrão dos sindicatos dos professores, conduziu como se vê, a Escola Pública para o caos.
Pelo quem se deve estar a rir são os colégios privados, que mais tarde ou mais cedo, são a única escolha para quem não quiser frequentar lixeiras.
Agora, assobia-lhe às botas. Que é como quem diz, são sopas depois de almoço.
Onde é que a Câmara Municipal de Beja tem andado?
A passear, se calhar.
É assim que gastam o dinheiro dos contribuintes?
Não têm mais nada que fazer, senão inventar polémicas sobre factos consumados e logo fora do tempo em que os mesmos poderiam ser revertidos, para mostrar que estão a trabalhar e a fazer alguma coisa pelos municipes?

E ainda por cima os megaagrupamentos são um projecto que vem do tempo do PS. Partido a que pertence o este elenco governativo camarário.
Tal como diria o Ary, "tanta casa de penhor, tanta pomba abandonada."
J. M. a 19 de Junho de 2013 às 08:48
Ao menos ainda contestam , a Câmara de Serpa (feudo da CDU) o ano passado não só esteve calada, como até concordou. Com a agravante que os dois megagrupamentos são atípicos : uma escola de Serpa (a Secundária ) agrupou com Vila Nova e a EBI de Pias juntou-se à Básica da vila branca.
enxoé a 19 de Junho de 2013 às 09:32
Enxoé: Protestaram o quê?
Chamas a isto um protesto?
Mais valia estarem quietos e calados como os de Serpa.
Pelo menos não faziam figuras tristes.
Maranhão a 19 de Junho de 2013 às 09:46
Este é um assunto verdadeiramente sério, pelo que merece a maior elevação no debate. Tão importante como a Saúde.
José Frade a 19 de Junho de 2013 às 19:08
Totalmente de acordo.As Escolas do MEGA ( Liceu +Stª Maria + St. Maior) têm sido utilizadas como campo de batalha entre o PSD/CDS o PS e o PCP. É evidente a grande desestabilização que existe , agravada por toda a politica do Governo contra a Função Publica , acerca de quem consegue ganhar o poder .
Dr. Frade , já pensou o que será o inicio do ano lectivo de 2013/14 , num Mega com 3000 alunos , em que tudo está centrado na luta de poder pela eleição do CC que ocorrerá em final de Outubro e na eleição de Director que ocorrerá em Abril/Maio?
Em que em vez de se preocuparem na qualidade de ensino que transmitem estão mais preocupados na luta de poder ?
Esta situação só é possivel por pura incompetência e incapacidade do Ministério da Educação que " confiou " a chefia da Direcção Regional de Educação a uma Senhora e a um Senhor ( que até é de Beja) que nem competência têm para Ajudantes de copa
RUI COSTA a 19 de Junho de 2013 às 22:21
É de facto muito preocupante.
José Frade a 20 de Junho de 2013 às 01:01
Rui Costa, talvez não se lembre, mas foi no tempo dos governos socialistas que se deliniou toda esta estratégia dos megaagrupamentos.
Daí que endossar apenas e sómente as culpas de todas as suas consequencias desta para o atual estrutura do ministro parece-me no mínimo desonesto e abusivo.
Se quiser discutir o assunto com seriedade, é um prazer. Agora se só lhe interessa fazer politica rasteira e tentar destruir pessoas e técnicos competentes, continue.
J. M. a 20 de Junho de 2013 às 09:01
Se calhar você também não tem competência para ajudante de copa, pelo que vejo menospreza essa profissão, já sei, você deve ser doutor de alguma coisa...então porque não vai você chefiar a delegação regional de educação?
Não se esqueça, ofendeu todas as pessoas que fazem serviço de copa, apesar de ser não ser a minha profissão, não deixo de realçar esse facto. Nunca se julgue mais que os outros e tenho a certeza que existem pessoas nesse ramo porque não conhecem ninguém que lhes arranje um tacho, e talvez pessoas com mais capacidades que o senhor.
O que não falta por aí são incompetentes em serviços de doutores, que só estão no poleiro porque alguém os meteu lá sem ler o seu curriculum ou certificar as suas habilitações.
defensor do seviço de copa a 20 de Junho de 2013 às 14:50
Alguém sabe porque é que só agora é que a CMB aprova uma moção contra este processo?
Porque será que até maio nem se tocou no assunto?
Pelo que li no DA a escola de Santa Maria não está representada na CAP por recusa da anterior Diretora .
Parvo a 25 de Junho de 2013 às 01:27
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Isto é o lado perverso.
A tradição já não é o que foi...
Temos deputado.O PCP depois candidata-o à Câmara ...
E não será assim sempre? Os anteriores e anteriore...
“ISTO É O ALVITRANDO”
Pobreza e torpeza.
Aí que pobreza de comentarios!É o conhecimento bej...
O Coxo até vai começar a andar melhor quando se ap...
Esse velho agora comenta os post's dos outros no f...
A pouca vergonha que se passou na Cooperativa do P...
"Pode nascer um país do ventre de uma chaimite." (...
A chaimite era peça fundamental para o desenvolvim...
Sei o que se passa mas não digo.
Corrijam aí o "gato", senhores da RVP, não é "Inte...
Brindemos à saúde dos amigos!
blogs SAPO