Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
10
Out 12

Embora fosse durante o último mandato de LG à frente da Câmara de Alvito que a fábrica do bagaço mal-cheiroso ali foi implantada. Penso que sobretudo ele tem interesse e está em condições de aqui contribuir para o debate da actual situação criada pela referida fábrica.
Isto porque não foi devido a uma única pessoa que todo aquele investimento foi feito. Depois e com um Poder Local democrático, estas coisas terão sempre que passar por um consenso não só dentro da vereação camarária, como na Assembleia Municipal e entre as forças vivas locais.
Agora, não vale é a pena questionar se foi na altura a melhor solução para tentar resolver os problemas económicos e sociais de um concelho que está em queda populacional acentuada e em depressão económica evidente. Ela está lá e não há quase mais nada a fazer.
Mas mesmo assim ainda há coisas que podem e devem ser feitas para minorar toda a situação desagradável criada à volta da mesma, sem passar obviamente pelo seu encerramento.
Se LG aqui o permitir, aceitam-se propostas.

Comentário deixado aqui, por Cheirete, a 10 de Outubro de 2012 às 09:42

 

Ver reportagem em:

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=593347&tm=8&layout=122&visual=61

publicado por Zé LG às 17:32
Hoje estou muito participativa! O carbono activado é um bom componente para eliminar odores, sei que existem filtros de ar com carbono activado precisamente para minimizar os cheiros, sei que também os há para a industria transformadora, é uma questão de verificar se são adaptável a chaminés e emissões daquelas dimensões (uma vez que o carbono tem que ser substituído periodicamente para que a sua utilização surta o efeito desejado e como a produção da fábrica é de 24 sob 24 horas poderá não haver filtro que suporte tamanha actividade).

Em relação a filtros e dispositivos com carbono, esta empresa penso que é uma das que apresenta mais soluções: http://www.calgoncarbon.com/, sendo que desenvolveu, por exemplo, um dispositivo simples que se instala no final das chaminés e elimina e controla as emissões, reduzindo a poluição e odores (mais uma vez não sei se é indicado para a dimensão em questão)
Ana Charrua a 10 de Outubro de 2012 às 18:51
Os meus parabéns a LG por trazer o assunto aqui para o seu blog.

Há duas formas de lidar com os problemas, sejam eles graves ou mínimos. E com que todos ao longo da nossa vida seremos confrontados.
Ou se afrontam com dignidade ou finge-se que não existem, e passa-se ao seu lado.

A fábrica está cá. Foi um investimento enorme. Gere riqueza e criou postos de trabalho.
Há agora que tentar lidar com a situação, de forma a minorar os seus inconvenientes.

Aliás, devem ser os seus proprietários, quem mais se deve preocupar com o facto de muita gente se sentir incomodada. E darem passos rápidos e consequentes na sua resolução.
Bandarra a 10 de Outubro de 2012 às 19:11
Sr. Bandarra e aos outros todos que defendem a fábrica, tragam um amigo vosso que sofra de asma ou outra doença respiratória, e ponham-no a respirar os vapores que se acumulam junto ás povoações limites, para que ele lhes possa explicar qual o resultado.
Podia ter sido no dia 7 ou no dia 8 logo a seguir ao jantar!!!
Parece-me a mim, que o poder local fala para parecer bem aos munícipes mas não passa disso!!!!
Cuba a 11 de Outubro de 2012 às 12:40
Cuba: Compreendo perfeitamente a sua posição. De facto os habitantes de Cuba não têm nada que levar com o cheiro nauseabundo de uma fábrica que fica no concelho vizinho de Alvito, e que não lhes trás beneficio algum de ordem económica.
Pelo que concordo com a sua posição e as criticas que me faz.
Bandarra a 13 de Outubro de 2012 às 10:52
Concordo com CUBA; deverão ser sem dúvida os orgãos do Poder Local a tomar a iniciativa de procurar soluções perante casos como este que aqui é drscrito. E não estarem à espera da boa vontade dos proprietários para o que quer que seja.
Assim como também concordo de que aqueles, para festas, passeios e outras acções de propaganda, estão logo na primeira fila e as mesmas são organizadas de forma rápida e eficiente.
Já para problemas como este, nem se ouvem e nem se vêm. E quando falam, remoem a conversa de tal forma, que até dá ódio.
Anónimo a 11 de Outubro de 2012 às 15:17
Ainda não vi qualquer iniciativa por parte do Sr. Presidente da Câmara sobre este caso. Como não dorme cá, mas sim em Alcáçovas este cheiro só o incomoda por poucas horas.
Neste momento está mais preocupado em fazer propagando no concelho de Viana, para se posicionar como candidato pela CDU, do que defender os interesses da população que o elegeu.
Quatro anos perdidos.
Anónimo a 13 de Outubro de 2012 às 22:08
Há por aqui gente que se dedica a meter cascas de banana à frente dos outros. Quem é que disse que o Penetra se vai candidatar a Viana? E o Orelhas, onde se candidata? A Barrancos? Já agora, o Valério também se candidata à Vidigueira pelo PP? Beijos para todos!
Judas a 14 de Outubro de 2012 às 00:31
Judas, não estarás de facto na mesma situação em que o teu homónimo se encontrou há cerca de 2012 anos?

É que, queira-se ou não, os dados estão a ser lançados e já são do conhecimento público. E as manobras de bastidores já vêm bem de trás.
E se é verdade que as tentativas de contrainformação existem de parte a parte. E que esta é um exemplo acabado.
O que é um facto é que a CDU está neste momento em maus lençóis. E por sua culpa e única responsabilidade.

Com um staff tão grande na Câmara e fora dela, que lhe daria teóricamente o dominio por completo a situação. Deixou-se andar, andar, andar...
E agora necessita de forma inprescindiveld de mostrar serviço. Ou seja, um candidato e uma lista renovada, credivel e ganhadora.

É caso para dizer: quantos mais são, menos fazem. Ou então, andam de tal forma às turras uns com os outros, que não se entendem de forma alguma. O que é péssimo sinal para o futuro.
Judas, és mesmo como o outro de antigamente. Achas mesmo que o nosso partido (PCP) vai dar baldas a esses gajos? O Penetra pode ir para Viana que ficamos cá com o Beguino que tem o nosso apoio total. Abril vencerá!
Foice com martelo a 14 de Outubro de 2012 às 23:57
Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Camaradas vocemecês não eram para estar reunidos a...
A CIMBAL deveria fazer um esforço para sair do "se...
são mesmo uns tristes...insistem na conversa de me...
chega-lhes roupa, não sejes cagarolas
Esta Câmara de CABELEIREIRAS, ESTETICISTAS, PROFES...
Os "outros" prometeram, "estes" vão fazer... Esper...
A estratégia é disparar em todas as direcções! An...
Deserto de ideias e iniciativas já é.
Mais que o centro do sul esta camara de cabeleirei...
Nã leio o dalentejô. Só veijo a capa! falari, fala...
atã nã fali do que nã sabi
nã sabe leri?
E a ETAR de Vales Mortos? E as não obras na escola...
blogs SAPO