Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
29
Out 09

João Penetra, o novo presidente da Câmara Municipal de Alvito, eleito pela CDU, em entrevista ao Jornal Registo, que pode ser lida na totalidade aqui, afirmou:

Prioridades para os próximos 4 anos

Das muitas propostas apresentadas no nosso programa eleitoral, podemos eleger como elementos cruciais, a aposta na educação e na criação de conhecimento, o desenvolvimento económico, nomeadamente através da promoção do empreendedorismo, da criação de condições para a atracção de investimento que leve à criação de emprego e também o aumento e alargamento do apoio social aos mais desfavorecidos para reduzir as situações de pobreza.

Atrair investimento económico para o concelho

Uma das nossas prioridades nesta área é a elaboração dum plano de desenvolvimento estratégico que defina as áreas chave para o desenvolvimento do concelho e de um plano de marketing territorial que promova o concelho a nível turístico e económico, aproveitando as potencialidades do mesmo. Simultaneamente é necessário criar espaços para que as empresas se instalem, por isso nos propomos infra-estruturar zonas industriais e de actividades económicas. Propomos também levar a cabo a criação de um ninho de empresas, estrutura importantíssimas para dar oportunidade à instalação de empresas emergentes.

publicado por Zé LG às 00:04
Creio que um problema de Alvito é a participaçao local. E se ñ se tenta mudar isso o restante fica seguramente mais dificl. Em termos de desenvolvimento municipal creo que Alvito está um pouco estagnado e urge uma mudaça. O que o Sr. Joao Penetra explicita como os principais eixos a resolver, parecem-me razoais e que vao de facto aos principais problemas de alvito. Questiono um pouco a questao dos ninhos de empresas, pois â escala de Alvito e a sua localizaçao geografica, vejo dificil que se logre. Talvez estabelecer alguma rede com os principais nucleos de desenvolvimento empresarial, como Evora e Beja. O que sim creio que pode ser o potencial de ALvito é a parte turistica e cultural. Ñ somente pelas barragens, mas pelo patrimonio construido e a gastronomia. Quizá um festival gastronomico , agora que temos um parte de ferias, com condiçoes para tal. O que sim creio que é importante , tall como o refere na entrevista ,e a criaçao de condiçoes para manter as pessoas na vila. Deixo aqui para o debate.
Carla Narciso a 29 de Outubro de 2009 às 13:07
Atenção que o novo parque de feiras, não significa que tudo lá se possa fazer. Seria possível realizar um festival gastronómico, se existisse no local um pavilhão com condições para esse tipo de eventos, porque os requisitos técnicos são bastante exigentes para eventos que metam comida.

Será uma decisão a tomar pelo novo executivo, a construção ou não de um pavilhão para esse tipo de eventos.

O novo parque servirá para fazer actividades principalmente de ar livre, como sejam, as festas da vila, festivais de música, etc..
Anónimo a 31 de Outubro de 2009 às 14:31
Começa bem no que respeita ao investimento económico. Ao que consta terá na sua equipa, um chefe de gabinete, 1 um adjunto e pelo menos um secretário, o que em relação aos anteriores executivos, representará um acréscimo de cerca de 200.000€ com gastos com esse pessoal nos próximos quatro anos.

Valerá a pena?

Não era melhor empregue esses €€ em apoio social?

A mim parece-me que sim, mas esperemos para ver se o rendimento desse pessoal compensa os custos.
Poirot a 29 de Outubro de 2009 às 19:53
Têm que preencher os cargos, depois o partido fica com uma parte do ordenado, quantos mais cargos mais o PCP amealheia.
NB a 29 de Outubro de 2009 às 23:38
Se as regras que teóricamente propagam ,fossem realmente aplicadas era asim que deveria ser.
E se houvesse realmente verdade e transparência, pelo menos internamente, os militantes deveriam saber com rigor o valor das comparticipações pagas por cada um dos militantes, para poder aferir do cumprimento das regras.
É por causa do dizer genéricamente que os militantes cumprem as regras, mas sem se conhecer verdadeiramente os números, são cada vez mais os que não acreditam nessa bondade ideológica, sobretudo quando são confrontados com estilos de vida nada compatíveis com a teoria.
Se dúvidas ouver sobre esta forma de ver a realidade, simplesmente basta ver os resultados das últimas autárquicas.
Manuel António Domingos a 30 de Outubro de 2009 às 15:53
Cá estaremos para vêr o nicho de empresas a crescer.
Marquinhos a 29 de Outubro de 2009 às 20:21
Peço desculpa, mas não é nicho mas sim ninho.
Marquinhos a 29 de Outubro de 2009 às 20:22
x
MAIS PARECE É UM NINHO DE ADJUNTOS E SECRETÁRIOS
Anónimo a 30 de Outubro de 2009 às 10:03
Quem vao ser o chefe de gabinete o acessor e o secretário?
Anónimo a 30 de Outubro de 2009 às 11:35
Acessores do presidente são todos eles;
Chefe de Gabinete
Adjunto
Secretário
Os veresdores a tempo inteiro podem também ter um secretário cada.
Manuel António Domingos a 30 de Outubro de 2009 às 15:43
o chefe de gabinete vai ser o mario encarnado e o acesor quem sera sera ums de beja que estao dezempregados meu deus onde haviamos de chegar um gaiato a mandar no pessoal e a mamar a conta da camara. dizem por ai que o luis ratinho antes das eleiçoes ile tinha oferecida esse emprego
a 6 de Novembro de 2009 às 16:11
Parece-me a mim que não sabem a diferença entre assessor e secretário, e todos os outros enumerados. Informem-se.
ah, assessori é com dois s's.
Anónimo a 30 de Outubro de 2009 às 16:09
X
Mas tacho é com "ch"
Anónimo a 30 de Outubro de 2009 às 17:57
Obrigado pela lição de bom português.
Se não quer que sejam assessores, chamemos-lhe, membros do gabinete de apoio pessoal !
Seforem pessoas com competência, acho correctissímo que todos os executivos preencham com bons recursos humanos a sua gestão autárquica, aliás, nada mais do que aquilo que a lei lhes permite !
Tachos não!
Competência sim !
O tempo dos presidentes que tudo julgavam saber, já há muito que deveria ter passado à história!
Se uma vez fossem julgados objectivamente até deveriam morrer de vergonha por tantas deficiencias em tantas áreas, onde conseguiram transmitir e fazer acreditar ao seu povo, que eram seres superdotados.
Manuel António Domingos a 31 de Outubro de 2009 às 09:07
"ouver" COMEÇA POR H: "houver" - é assim que se escreve
outro erro a 2 de Novembro de 2009 às 03:23
Mensagem recebida.
Neste caso foi mesmo lapso ao teclar e não ignorância!
De todas as formas muito obrigado pelo reparo.
Manuel António Domingos a 2 de Novembro de 2009 às 19:30
Desde há algum tempo que a Com. Social nos dá conta das preocupações dos autarcas do interior do País (desertificado e abandonado) de promover os s/ concelhos. Dou comigo a pensar e a tentar recordar o que já aprendi há alguns anos s/ as Funções do Estado - Adm. Central e as funções do Poder Local . E pergunto como é possivel uma Autarquia pobre e despovoada do interior promover o seu desenvolvimento ? E a mão de obra e as infra-estruturas para esse desenvolvimento ? Com as verbas do OGE e dos Fundos Comunitários ? Este dinheiro não é destinado aos cuidados básicos da população, aquilo a que tradicionalmente são as funções duma Câmara Municipal ? Fui recordar o que diz a CRP (ed. 1998) e na Parte II - Org. Ecom. , artº 81º, alínea d) - Orientar o desenvolvimento económico e social no sentido de um crescimento equilibrado de todos os sectores e regiões...." Assim, é o Estado que tem que promover o desenvolvimento regional, como consta da CRP, mas... nós já nos mentalizamos que a Constituição ( que é muito bem elaborada) não é para cumprir.Curiosamente esta semana vi num Jornal um anúncio dum Organismo estatal tutelado pelo Min. do Amb. do Orden. do Territ. e do Desenv. Regional - Comissão de Coord. e Desenv. Reg. do Alentejo e fiquei a pensar para que serve ? Tem, na prática dado algum contributo para o desenvolvimento do Alentejo ? Se não fôr um Organismo estatal a promover o desenvolvimento do sector primário, a incentivar a fixação das populações, a especializar a mão de obra, para atrair capitais para o interior, com vista ao desenvolvimento de industrias locais ( artesanato, cortiça, cortumes, enchidos,sumos de fruta, produção horticola, panificação, etc ) é uma Câmara Municipal, só por si que vai ter sucesso ? Onde está a mão de obra qualificada ? É uma pescadinha de rabo na boca : Não há desenvolvimento porque não há população e não há população porque não há desenvolvimento ! Oxalá que o futuro executivo camarário de Alvito tenha muito sucesso, para bem da nossa vila e dos alvitenses. - F. Taborda
Firminiano Taborda a 30 de Outubro de 2009 às 23:05
Pôs o dedo na frida... As pessoas deixam-se embalar - umas porque derem acreditar que tudo podem fazer e outras porque acreditam que as autarquias tudo podem fazer...
Zé LG a 31 de Outubro de 2009 às 00:10
A "frida" é superficial ou profunda? Boas melhoras.
Anónimo a 31 de Outubro de 2009 às 19:23
Obrigado pelo reparo! É sempre bom termos correctores atentos.
Zé LG a 31 de Outubro de 2009 às 19:32
Na realidade ñ conheço as infra-estructura. Mas creio que seria possivel, pois existem actualmente diversas formas de elevar um pavilhao movel. Apenas quis reflectir sobre a ota e pois fazer algumas sugerencias.
Carla Narciso a 1 de Novembro de 2009 às 03:11
Parece que o Paiva e o da Junta de Vila Nova continuam a escrever comentários nos blogs como anónimos, tal é a cobardia e depois disfarçam com um português mal escrito para pensarem que é alguém que não sabe escrever, bom eles tambem não sabem pois são uma cambada de ignorantes, e devem estar com uma dor por terem perdido as eleições , pois é dói bebé , mete pomada que isso passa.
.
antonio batista a 6 de Novembro de 2009 às 22:14
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Estão cá
15.01.2011
mais sobre mim
pesquisar
 
últ. comentários
Meu Caro Beja, As questões que se colocam são as s...
Queria deixar aqui o meu testemunho como ex aluno....
Já agora e para ser minimamente correcto e honesto...
Comento eu: sabe LG seria fácil não cobrar qualque...
Mais um mandato para fechar mais uns quantos curso...
Mafalda G Veneta: E o custo do contrato? Não quer ...
Há quem goste mais de toucinho.
Ainda bem que há gente sensivel, pena que aliem a ...
Puxa, há mesmo quem seja completamente inse...
Puxa até aqui a parceira do M anda metida; anda, a...
puxa, há quem não tenha mesmo jeito prá coisa
A oportunidade é aproveitada por quem a fez, obvia...
À desconfianças que têm pago coima de condutori a ...
Candidato 3ª - resposta 4Não concordo e concordo, ...
Candidato 2º - resposta 4Concordo com o candidato ...
Outras paragens
blogs SAPO