Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
30
Jul 09

é o que deixa perceber a discussão aqui travada, que me parece extemporânea, patética e afrontar os interesses do Concelho de Alvito.

Uma coisa são os interesses e direitos de quem trabalha na CECA, que devem ser defendidos, e outros são os de toda a comunidade concelhia. 

Assim sendo, convido todos os interessados nesta discussão a exporem aqui os seus argumentos e desafio todas as candidaturas ao Município de Alvito a clarificarem a sua posição sobre o assunto, atendendo à sua importância.

publicado por Zé LG às 00:14
A EBI é já uma realidade! Admito que se discuta o assunto, mas não da forma brejeira como o tem sido até aqui; até porque, sobretudo, as máquinas o estaleiro e tudo o resto estão quase a chegar a Alvito, o que obviamente evidencia a extemporaneidade da discussão…
EBI?Boa! a 30 de Julho de 2009 às 00:43
Ora bem, este conflito de interesses além de ser normal, tem toda a razão de ser. Pois existem interesses em jogo, ou seja postos de trabalho e famílias que ficarão com problemas e dificuldades acrescidas, e nestes tempos de crise.

Não percebo LG, é essa balela dos "superiores interesses do Concelho de Alvito".
Tu quando trouxeste para cá a comunidade cigana ou quando deixaste construir aquela aberração daquele bairro chic, estavas a defender os interesses de Alvito?
JR a 30 de Julho de 2009 às 08:42
Pois... pois... contem-me desas os funcionários da dita são os unicos que teem o "tacho" garantido...o pior vai ser para o compadrio entre professores que vão ter que estar em pé de iguldade com todos os outros...ou será que estou errado....
antónio silva a 26 de Setembro de 2009 às 23:13
Como a maior parte das pessoas com menos de 30 anos naturais deste concelho, eu frequentei a CECA. O ensino neste estabelecimento, pelo que se tem constatado, tem vindo a piorar. Alguns antigos professores têm-me dito que as primeiras turmas que aqui concluíram o 9º ano eram realmente excelentes e que os alunos que frequentaram esta escola entre os anos de 1986, data da sua fundação, e meados da década de 90 davam cartas para onde quer que iam concluir o secundário ou o ensino universitário. Deram-me inclusivamente alguns exemplos: o Rui Pereira, o Ricardo Marcelino, o José Ernesto Apolinário, o Jorge Feio, a Ana Cristina Charrua, a Ana Isabel Trigacheiro , a Cláudia Sargaço, entre outros dos mais antigos.
Hoje em dia isso não acontece.
A CECA é uma escola privada com apoio do Estado que paga os honorários dos professores. e são exactamente os professores que estão a tentar emperrar todo o processo, pura e simplesmente porque sentem os seus lugares em perigo, pois terão de concorrer contra outros colegas para ocupar os lugares que têm ocupado sem concurso.
Não adianta dizerem que os professores são de cá e que os da terra terão de ir-se embora. Isso não é verdade, pois são, e sempre foram, quase todos de fora. São escassos os professores de Alvito que ali leccionam. Inclusivamente, até há algum tempo atrás (não sei se ainda continua a acontecer) alguns dos professores acumulavam funções com a Escola Profissional, auferindo dois ordenados em duas escolas privadas.
Por outro lado, a escola não irá ter apenas 80 alunos, pois irá integrar todas as turmas entre o 1º ano e o 9º ano.
Por fim, não será melhor uma escola com boas condições de trabalho para os alunos, mais próxima do pavilhão, onde têm as aulas de educação física?
É que eu ainda me lembro de ir a pé até aos bombeiros para ter essas mesmas aulas.
Jaquino a 30 de Julho de 2009 às 09:32
Sabe ao menos daquilo que fala? e que parece que não...tudo o que disse e verdade, e um facto que os resultados tem vindo a decrescer...mas sabe ou menos porquê? Já sei a culpa e dos professores...só podia cambada de incompetentes, que estudaram 5 anos, e batalharam durante toda a vida...PALHAÇOS!!!Esta é a palavra correcta, porque todos os dias fazem figuram de palhaços..todos os dias!!
É graças a pessoas com a sua opinião que o ensino em Portugal esta como esta!! Mal e muito mal..as famílias não assumem a sua responsabilidade e descarregam para cima da escola, dos professores...o facto de uma grande maioria dos alunos não possuir recursos socioeconómicos vastos, ser de família não funcionais, e o ensino ter entrado na politica do facilitismo imposta pelo o ME, nada tem haver...a culpa e daqueles Palhaços que la andam, e que ainda por cima ganham dinheiro...não deviam ganhar nada ... Obrigado, por ser concerteza um grande profissional na sua profissão, e por contribuir com opiniões tão valiosas como esta!!
Mais uma coisa, a Educação física é assegurada transporte, os miúdos não andam a pé e se vão e porque querem...
Bruno a 30 de Julho de 2009 às 17:20
Bruno, não me diga que é Prof... É que se for ao menos diga que não é da CECA mesmo que minta, pois ficamos todos mais descansados…com essa escrita…
Anónimo a 30 de Julho de 2009 às 17:57
Por acaso não sou professor anónimo, mas a minha mulher é, e anda numa vida em que não temos estabilidade nenhuma..Diariamente ela desafa sobre as coisas que se vão fazendo no ensino.
Tenho 12 ano, mas não estou a ver a minha escrita estar assim tão má..e por causa da pontuação? peço desculpa, mas e que não sou grande máquina a escrever ao PC..e Bruno é mesmo o meu nome..Se quiseres podes dar-me umas lições de português, porque tu deves ser muito esperto, e inteligente...desculpa não ser como tu!! não sou perfeito....
Bruno a 30 de Julho de 2009 às 18:06
Logo vi...um esposo de professora,fica-lhe bem defender a sua dama, mas meu caro o ensino não existe para servir os professores mas para servir os alunos e os senhores e senhoras professores/as são pagos para trabalhar e ensinar não para terem todas as mordomias. E só um cego não vê que as instalações da CECa são ao nivel do 3º mundo ou nunca reparou?
Alvitense a 31 de Julho de 2009 às 23:54
Pois és capaz de ter razão Alvitense! Mas já la foste, para poderes efectuar esse comentário? Olha convidava-te para vieres a evora a Escola ao pe da minha casa e vi esta!! de certo que não e pior, e pelo o site da escola (CECA), não me parece mal.
Outra coisa, a minha dama, não e para aqui chamada, porque já disse ao SR Jaquino que não e professora da CECA. ok! Olhe quanto ao propósito do ensino, estamos de acordo, e para os miúdo. mas os miúdos precisam de professores, e os professores precisam de miúdos, ou não? E quando se trata de defender a minha mulher e claro que a defendo, ou vou defender a tua?
Bruno a 1 de Agosto de 2009 às 00:32
Pois és capaz de ter razão Alvitense! Mas já la foste, para poderes efectuar esse comentário? Olha convidava-te para vieres a Évora visitar uma Escola que fica ao pé da minha casa!! de certo que não e pior, e pelo o site da escola (CECA), não me parece mal.
Outra coisa, a minha dama, não e para aqui chamada, porque já disse ao SR Jaquino que não e professora da CECA. ok! Olhe quanto ao propósito do ensino, estamos de acordo, e para os miúdo. mas os miúdos precisam de professores, e os professores precisam de miúdos, ou não? E quando se trata de defender a minha mulher e claro que a defendo, ou vou defender a tua?
Anónimo a 1 de Agosto de 2009 às 00:33
Este ultimo comentário é meu, não gosto de não colocar a identificação! era corrigir uma frase que la estava.
bruno a 1 de Agosto de 2009 às 00:39
E fácil não dar o nome, e fazer comentários de merda...
BRUNO a 30 de Julho de 2009 às 18:18
Em 1º lugar respeito a instituição e quem nela desenvolve o se trabalho.

Neste momento leccionam na CECA, salvo erro, três residentes no concelho, todos estes leccionam também noutros estabelecimentos. Daí que argumento, desemprego, catástrofe, não seja real.
Respeito tb o profissionalismo e dedicação de quem gere a CECA, pessoas de bem e de grande valia.

Não se pode é fazer uma guerra, sem pernas nem cabeça, sobre um assunto que teve o seu desenvolvimento durante muito tempo, foi aprovada a carta educativa, com os votos favoráveis da CECA, EPA, Associação de pais, Autarquias, etc. A carta educatica previa que trabalhasse no sentido da escola nova e agora que aperceberam que aquilo que tinham decidido está perto de se tornar real, ai Jesus!!!

Sou a favor da nova escola, sem reservas.
Xavi a 30 de Julho de 2009 às 10:07
XAVI: Pela sua opinião só os residentes de Alvito é que têm direito a governar as suas vidas e as das suas familias.

Pode ser que alguém leia isto e trate os naturais de Alvito e que residem noutros concelhos da mesma forma.
Exactamente, e sabem porque e que não ha mais a morar, porque não dão condições aos outros para se fixarem em Alvito, porque se calhar até se fixavam e faziam vida no concelho, contribuindo assim para o seu desenvolvimento..
ALguem que anda de olhos abertos a 30 de Julho de 2009 às 17:27
o problema é mesmo esse os professores naturais do concelho... deviam estar em pé de igualdade com todos os outros... e não ter lugar garantido na c.e.c.a. interpretem o comentário como quiserem... escola publica já ontem era tarde...
antónio silva a 26 de Setembro de 2009 às 23:20
1 - O PS nunca esteve unido em torno das novas escolas - Receio sério de fecharem escolas em Vila Nova quando aí há mais alunos que em Alvito.

2 - O PC esteve a favor mas! logo se vê.

3 - Os outros não contam.

A CECA - é uma cooperativa e só os cooperantes podem decidir sobre o seu futuro.

O município não tem voz activa sobre o futuro na CECA.

O problema - Se o nº de alunos, do 5º ao 9º ano não atingir o nº elegível pelo ME para uma escola pública funcionar, ela fecha. Se houver CECA o mesmo pode acontecer se o ME achar que o custo é superior ao benefício.
Alvito precisa de uma escola pública e vai tê-la.
anónimo a 30 de Julho de 2009 às 10:10
Resolvi trazer para aqui o que atrás escreivi. de forma a que este debate tenha os pés bem assentes na terra.

Neste momento nascem cerca de 10 miúdos por ano no concelho.

Jacinto Ramos a 30 de Julho de 2009 às 10:12
De facto este é um assunto já debatido que não tem ponta por onde pegar. Seja bem vinda a nova escola e por aquilo que já foi dito não vejo porquê agora virem dizer o contrário. Deixem-se de m... !!! Viva Alvito e a nova escola!
Anónimo a 30 de Julho de 2009 às 10:21
Jacinto Ramos

Os Alvitenses são maltratados na sua própria terra e pode crer que se fossem aqui melhor tratados não nasciam só 10 pessoas por ano no concelho. Já agora, informo-o que concelhos maiores que Alvito (Alcoutim e Odemira por exemplo, têm menos nascimentos por ano.
Jaquino a 30 de Julho de 2009 às 11:18
Jaquino: Não vale a pena enervar-se. Trata-se apenas de uma troca de impressões, até porque nhenum de nós irá alterar nada do que já está feito.

Agora tenha tino naquilo que diz.
Odemira é o segundo maior concelho do Baixo Alentejo e só a frequesia de S. Teotónio tem mais que quatro vezes a população de Alvito.
Quanto a Alcoutim tem apenas o dobro da população do concelho de Alvito.

O problema que estou a levantar é qual o melhor estabelecimento de ensino para as caracteristicas do concelho, tendo até em conta que não acredito que a escola primária de Vila Nova encerre.
Exactamente, tem toda a razão..porque e que não telefona para a câmara e pergunta o que se esta a pensar fazer com os miúdos para a continuidade da escola? Pergunte, informe-se e depois responda s.f.f
ALguem que anda de olhos abertos a 30 de Julho de 2009 às 17:03
Anónimo

Os cooperantes Estado e Câmara Municipal de Alvito são quem mais contribui para a sustentabilidade da CECA
Jaquino a 30 de Julho de 2009 às 11:19
Mais uma vez e verdade, e e contra?
ALguem que anda de olhos abertos a 30 de Julho de 2009 às 17:05
Oh Senhores!

Nervoso, eu????

Pois, mas há bem pouco tampo nasciam 5 crianças por ano nesse grande concelho.

Olhe, o concelho de Alcoutim, quase três vezes maior do que o de Alvito, tem menos de metade dos nascimentos do que o nosso.

Portanto, tenha lá muito tino e calma. Não é por uma freguesia ter mais habitantes que tem mais nascimentos. Sabe, é que há muitas variantes....

Pergunto-lhe se conhece o concelho de Odemira, é que eu conheço, pois já lá trabalhei.

ele há tanta gente nervosinha por aí......
Jaquino a 30 de Julho de 2009 às 14:08
É muito bom que nos tempos que correm (ainda) se pode escrever o que quer que seja mas penso que devia haver limites para a ignorância...
Quem afirma conhecer o concelho de Odemira deve saber que dele fazem parte 17 freguesias... que possui 4 agrupamentos de escolas (verticais - do ji ao 9º ano) e um horizontal (do ji ao 4º ano), uma escola profissional, uma escola secundária, um colégio semi-privado e um ji privado na sede de concelho com várias salas cheias de crianças dos 3 aos 5 anos...
Só o agrupamento de escolas de menor dimensão (Sabóia) tem uma média de 14/15 crianças em cada ano do pré-escolar e primeiros anos de escolaridade...
Estimando muito por baixo, em Odemira devem nascer, no mínimo, umas 100 crianças por ano.....!!!!!!
Anónimo a 15 de Setembro de 2011 às 23:53
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Passaram por cá
"Contador de visitas">Contador de visitas
Passaram por cá
"Contador de visitas">Contador de visitas
mais sobre mim
pesquisar
 
últ. comentários
Vamos votar para acabar com a jornada contínua
Queremos as ruas limpas
E não se vendam por troca de estágios. As duas jun...
concordo 100% com a DªMargarida. Mais uma vez a Câ...
Casa roubada trancas á porta. Esta moção já devia ...
PS. PS. PS. PS. PS. PS. PSsssssssssss
Venha o PS. Estamos fartos da CDU.
Concordo absolutamente. Venha o PS.
Muito bem.E não se vendam por troca de estágios. A...
só não sei quem é o candidato à da CDU à Junta de ...
LG, é isso e as festarolas...e a minha água cheira...
E eu também concordo.
Também concordo.
Concordo contigo.
'Noa se magoem mais. As pessoas estão fartas de ve...
Outras paragens
blogs SAPO